quinta-feira, 10 de julho de 2014

CANADA DAY








Canada Day ou Fête du Canada.... É celebrado em  1 de julho ... Considerado um feriado muito importante para os Canadenses! Neste dia  comemora- se a unificação de 2 colônias Britânicas + 1 província do Império Britânico em um só país: O Canada!
Em 1 de julho de 1867 foi promulgado o British North America Act que oficializou o Canada como país e marcou sua independência da Grã Bretanha.Feriadão por aqui!!!!

Tim Hortons: O preferido dos canadenses

Diversas cafeterias com uma grande quantidade de franquias fazem sucesso na América do Norte, como  Starbucks, Second CupCoffee TimeCountry Style e Timothy’s. Mas aqui  no Canadá, nenhuma delas é mais forte que uma marca de cafeteria canadense que conquistou o país e se tornou um dos negócios mais bem sucedidos da indústria alimentícia: Tim Hortons,  é tão popular que já faz parte da cultura canadense!!!




Tudo começou com o Hockey! Perai, que vou explicar…
No início dos anos 60 quando Miles Gilbert “Tim” Horton, um jogador canadense de hóquei profissional, que atuava desde 1949 na tradicional equipe do Toronto Maple Leafs, percebeu que sua carreira não duraria muito mais tempo. Procurando investir dinheiro em um negócio que lhe proporcionasse tranqüilidade quando a aposentadoria chegasse, ele resolveu usar a força de seu nome, já que era um grande ídolo no Canadá, para inaugurar, depois de uma tentativa frustrada de abrir uma lanchonete, a primeira cafeteria TIM HORTON DONUTS na cidade de Hamilton, província de Ontário no Canadá. Essa primeira loja oferecia aos canadenses apenas cafés quentinhos e deliciosos donuts sempre fresquinhos, que rapidamente se tornaram popular na região. Um ano mais tarde, em 1965, ele decidiu colocar um anúncio no jornal local procurando por um sócio para poder ampliar seu negócio. Ron Joyce, que era policial na época, ao ler o anúncio, decidiu arrumar um empréstimo de US$ 10.000 e se tornar sócio de Tim.


Aos poucos, mais lojas foram sendo abertas e o negócio se transformou em um verdadeiro sucesso. Entretanto, no dia 21 de fevereiro de 1974, enquanto viajava de volta para a cidade de Buffalo após assistir um jogo em Toronto, Tim sofreu um grave acidente de carro e veio a falecer, após ter perdido o controle de seu carro esporte a mais de 160 km/h. Pouco tempo após sua morte, Joyce ofereceu a viúva Lori Horton US$ 1 milhão pelas ações da empresa, que já contava com 40 lojas naquela época. Ela aceitou e ele se tornou o único dono da empresa. Anos mais tarde, a Sra. Horton, percebendo o erro que havia cometido, levou o caso a justiça, porém perdeu o processo em 1993.
Durante duas décadas a rede experimentou um forte processo de expansão até se tornar, em 2002, maior operador do setor de alimentos no Canadá, ultrapassando em vendas o poderoso McDonald’s. 


Você sabia?
 Inicialmente a primeira loja era conhecida por TIM HORTON DONUTS. Depois o nome foi abreviado para TIM HORTON’S e posteriormente alterado para TIM HORTONS sem apóstrofe.
 Até hoje, uma placa pendurada na parede da primeira loja contém a seguinte frase: “Built on hard work and dreams, the Tim Hortons chain takes pride in its history” (em português “Construída com trabalho árduo e sonhos, a rede Tim Hortons se orgulha de sua história”).

O que  pedir no Tim Hortons?
Bom , difícil escolha quando vc entra numa loja deles...chego a ficar tonta de tantas opções...e a  cada vez experimento uma coisinha diferente!
Para nós brasileiros , o café puro não é o mesmo...sem dúvida ,  os brasileiros acham o café daqui aguado e fraco! 
Mas tenho minhas bebidas favoritas ...como:
  •  Capuccino, com o Premium Espresso...uma delícia!
  • Café Mocha ,um   premium blend coffee com hot chocolate.
  • Chocolate Latte, um  blend of premium Espresso, milk and cocoa mix ...super gostoso também!!!



  • Os  bagels , claro!!!!Há vários tipos, o meu favorito é o de gergelim – sesame. Você pode pedir com cream cheese, manteiga, etc. 




Esse aí tem 5 layers...é o Bagel B.E.L.T ... com Bacon, seasoned egg omelette, lettuce, tomato and processed cheese, stacked on a bagel. Y.E.S.


Gosto muito também do : 
  • FlatBread Breakfast Panini: Uma delíca !!!...e olha o preço!


Realmente ...é de dar água na boca!!!
Não deixem de conhecer uma loja aqui no Canada e experimentar estas delícias todas....




Fontes:
http://mundodasmarcas.blogspot.ca/2011/07/tim-hortons.html
http://www.dmmarketingdigital.com/modelo-de-negocio-do-canada-tim-hortons/
Blog Oi Toronto

terça-feira, 8 de julho de 2014

Pior Inverno nos últimos 20 anos !!!



Chegamos  em solo Canadense em pleno verão de 2013.

Passamos pelo outono  :  maravilhoso...com a sua exuberância de cores que vai do amarelo ao vermelho.

E  em novembro já começamos a sentir o friozinho chegando...e fomos sentindo literalmente na pele as temperaturas caírem vertiginosamente.

Na primeira quinzena de dezembro  eu já estava com neve pelos joelhos, sem acreditar !!!

E andar nas ruas  já era uma missão impossível!

Os noticiários já alertavam que aquele seria o pior inverno  ,   que o Canada e USA enfrentariam nestas   últimas duas décadas.
Temperaturas de -25 C , com sensação térmica de -35 ou mais.

Era difícil até respirar nas ruas .

Escolas fecham , cidades ficam em alerta.

Houve uma tempestade  em Toronto às vésperas do Natal que arrasou alguns bairros em  Toronto , e ficamos sem luz por mais de 5 dias.

2 metros de neve na frente  das  casas.

Enfrentar tudo isso exige muito  preparo( enfim  agora entendo porque tantos ñ aguentam ficar aqui no Canada)





Abaixo , selecionei um texto com boas  dicas para enfrentar o inverno aqui :



Dicas para o inverno canadense

- Compre botas com solado de borracha e com revestimento interno
- Chegando em casa (principalmente a de amigos), você deve tirar e ficar de meia (e veja se a meia não esta muito suja também)
- Ao chegar em lugares fechado (lojas, cafés, etc), não precisa tirar os calçados, mas limpe bem no tapete que esta na entrada
- Em alguns lugares tem uma pré-entrada – tire seu casaco e pendure (se tiver cabides)… não se preocupe, quando voltar seu casaco vai estar no lugar)
- Não se preocupe em usar 1 casaco por dia, geralmente o pessoal compra  um casacão que resiste temperaturas polares e usa o inverno todo (somente a roupa de baixo que se muda).
- Compre aqueles “mijões”, quando sair e sentir o frio entrando nos furos da sua calça, você vai sentir falta dele
- Compre algumas luvas com revestimento (se ainda sentir frio nas mãos, há uns saquinhos com gel que uma vez agitados, eles esquentam)
- Use cachecol, colocando de uma forma que tampe tambem o nariz (para os dias com mais ventos e frio)… não respire pela boca, há pessoas que respiram o ar gelado pela boca e isso dá um baque no pulmão.
- Use gorro e cubra até as orelhas ( o corpo perde muito calor pelo couro cabeludo e vc precisa manter seu corpo aquecido) as orelhas, por serem extremidades, pode acontecer de congelar e vc nem sentir. (ela vai ficar um vermelhão só).
- Cuidado com o “frozen byte”, suas mãos e pés podem congelar e mesmo com luvas não voltar a ficarem aquecidas, nesse momento aqueles saquinhos são muito importantes.
- Se alimente bem, com comidas calóricas de preferência — principalmente no café da manhã: tem que incorporar o café gringo: panquecas (com maple syrup é uma delícia), ovos mexidos, bacon, sausage e café (cháfe) e creme (uma espécie de creme de leite) )
- Não saia de casa com o cabelo molhado ( principalmente as mulheres com cabelos longos que não cabem no gorro) – eles vão congelar.
- Botas com solados apropriados são importantes, cuidado com o gelo das calçadas (a neve que descongelou e virou água e a água que congelou e virou gelo)… escorrega pacas… escorrega mesmo, portanto escolha uma boa bota com solado próprio para neve!
- Se tiver uma casa e der aquela nevasca, você deve tirar o gelo da sua calçada. (pode-se pagar para adolescente que fazem isso e no verão cortam a grama e no outono limpam as folhas — outra visão cultural diferente da do Brasil: aprende-se a dar valor ao dinheiro ganho com o trabalho desde de pequeno).  E o principal : se alguém cair na sua calçada, pode dar processo.
- Se for patinar em algum lago congelado, preste atenção no aviso da profundidade do gelo naquele lugar. Se não tiver aviso, recomenda-se manter distância.
- Tenha sempre uma pá em seu carro.
- Troque os pneus no inverno
- Os dias mais claros e com sol, são os piores no frio (onde faz mais frio).
- Quem mora no Sul do Brasil , não ache que vai chegar lá com as roupas de frio nacional e se virar. No Canadá o inverno pode chegar a -25ºC com sensação térmica de -33ºC (isso no sul do Canadá, quanto mais ao norte, pior vai ficando)…Isso é, faz frio pacas e se não se proteger direito pode ter problemas sim. Mas se protegendo, não tem problema não.
- O pior do inverno é o vento polar, ele vem e ao passar pelo seu rosto mais parece uma faca te cortando. Isso é muito chato. As vezes, 15 minutos na rua é complicado, então o negócio é entrar em algum café, pedir um chocolate quente e tomar coragem e voltar à rua. Se não tiver café perto, entra em qualquer loja e finge que está procurando alguma coisa.
- Cidades maiores (Toronto, Ottawa) tem os “paths”, verdadeiros corredores de shopping center climatizados que interligam os principais prédios da cidade, shoppings e estações de metro. Nesses paths, você não sente frio nenhum. O bom também que utilizando os paths você anda, anda, anda (no começo se perde, perde) e vai queimando as comidas calóricas que come para se aquecer.
- Se for esquiar, leve roupas próprias (não lembro o nome do tecido — tipo “tactel”), nada de esquiar com calça jeans ou coisa parecida, no primeiro tombo sua calça molha, e depois, congela.
- O lance de tirar o sapato nas casas antes de entrar não é só questão de não sujar o tapete ou coisa do tipo… para descongelar o gelo, jogasse um tipo de sal nas calçadas e ruas…. se você ficar andando em casa com as botas com esse sal, em pouco tempo seu tapete vai estar corroído.
- Cuidado ao estacionar o carro em alguns lugar na rua e deixar pernoitar. Aqueles caminhões que tirar o gelo pode passar na sua rua e se o seu carro atrapalhar = multa. (Essa estrutura de caminhões que tiram o gelo são bem eficientes, o problema que jogam tudo na calçada).
Fonte blog :
www.sairdobrasil.com